quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Casamento Entre Pessoas do Mesmo Sexo

Aos poucos, Portugal lá vai dando uns passos em direcção ao progresso e ao humanismo.

Foi confirmado hoje de manhã pelo secretário de estado João Tiago Silveira, que a assembleia da República vai alterar o código civil para permitir os casamentos homosexuais. Fica de fora a adopção, o que a meu ver é um disparate, mas compreendo que as mentalidades não mudem de um dia para o outro.

Não sei qual é o problema dos conservadores em "deixar" os gay casarem-se...
Não traz qualquer implicação na vida íntima da restante sociedade, mas na vida destes casais pode fazer toda a diferença. E falo em termos puramente contratuais que é o que é o casamento civil (não se pode contratualizar o amor). Um casal hetero que viva em união de facto e queira ver a sua situação alterada pode casar-se, um casal homo até agora não. E isto tem implicações muito grandes na vida das pessoas, por exemplo: se um dos membros de uma união de facto tiver um acidente e ficar gravemente ferido, quem decide sobre a sua vida serão os familiares directos, normalmente os pais, que serão também beneficiários do seguro de vida se o dito morrer.
Agora digam-me porque é que um gay não deveria poder escolher com quem partilhar a vida e estas responsabilidades, como nós todos, os restantes?

Esta decisão está muito bem, só peca por tardia.

Sem comentários:

Enviar um comentário